A demanda dos mineiros da ETH está crescendo

A demanda dos mineiros da ETH está crescendo, mas o principal alvo da Nvidia continua sendo os gamers

O diretor financeiro da Nvidia acredita que a empresa poderia introduzir placas gráficas especificamente para mineração se a demanda se intensificar

A gigante do hardware para jogos Nvidia discutiu abertamente a contínua escassez de sua nova linha de produtos RTX 3000, que fez subir os preços e reduziu a disponibilidade: as razões seriam a alta demanda Bitcoin Bank dos jogadores e, em menor escala, dos mineiros de moedas criptográficas.

A diretora financeira da Nvidia Colette Kress disse que a empresa não tem uma idéia clara sobre qual porcentagem da demanda vem exclusivamente dos mineiros, mas neste momento ela não acredita que seja uma fatia significativa do negócio.

Plataformas de construção constituídas

Apesar das palavras de Kress, recentemente surgiram reivindicações de alguns mineiros Ether (ETH) que construíram plataformas de construção constituídas por 78 placas gráficas Geforce RTX 3080 – estima-se que este tipo de instalação possa gerar um lucro líquido de US$122.000 por ano.

Kress sugeriu que qualquer pico futuro na demanda dos mineiros poderia ser uma boa oportunidade para reiniciar a linha de produtos CMP da Nvidia, que é uma gama de placas gráficas criadas especificamente para mineração que não têm saída de display porque não são necessárias para tais operações.

Em 12 de janeiro, durante a 19ª Conferência anual do J.P. Morgan Tech/Auto Forum via Seeking Alpha, Kress disse a uma audiência de investidores que se a empresa observasse um crescimento na demanda dos aspirantes a mineiros, ela consideraria produzir placas gráficas mais específicas:

„Portanto, em resumo, se a demanda no espaço criptográfico crescer, podemos também aproveitar esta oportunidade para reiniciar a linha de produtos CMP para atender a isso“.

Kress acredita que a maior parte da demanda ainda vem de uma base de usuários focada principalmente em jogos, acrescentando que a demanda somente dos jogadores excedeu a oferta da empresa.

Ele continuou a explicar que a mineração é uma das muitas aplicações únicas decorrentes da natureza programável dos cartões Nvidia, e isto tem ajudado a impulsionar o crescimento da empresa:

„Sim, as moedas criptográficas são interessantes. As GPUs, como você sabe, são programáveis há muitos, muitos anos, e isso nos permite descobrir constantemente novas aplicações para utilizá-las – o que tem impulsionado nosso crescimento geral no mercado. A mineração é uma dessas aplicações“.

Segundo Kress, a capacidade de abastecimento de Nvidia será reduzida até pelo menos o início do segundo trimestre, e espera-se que as receitas permaneçam estáveis até lá.